A empresas atualmente buscam principalmente em um profissional, competência e experiência, mas não no geral as empresas de hoje em dia querem experiência e competência na área, e é ai que os problemas começam a surgir.
O que um profissional deve ser?
Algumas empresas requerem pré-requisitos que são considerados importantes, como: saber trabalhar em equipe, visão geral do mundo, valores éticos, todo profissional deve apresentar ética como um atributo, saber bolar e compreender estratégias, ser um funcionário de multi-tarefas, inteligente, simpático e espontâneo, além desses requisitos um bom profissional deve saber que é importante a auto-liderança, pois saber liderar faz parte dos desafios que as empresas enfrentam cada vez mais com menos recursos sustentáveis.
O profissional deve ter responsabilidade social, ser recorrente e saber respeitar o meio ambiente
para não acabar prejudicando-o e também os que necessitam dele.
Por onde começo?
Qualquer profissional que deseja se lançar no mercado de trabalho e garantir seu emprego deve saber desses requisitos, pois os profissionais levam esse nome por serem realmente profissionais naquilo que fazem, ou seja, realmente sabem o que fazem e muito bem feito. Sabem que, além disso, todos devem ser justos, economicamente viáveis e responsáveis ambientalmente, e ainda devem apresentar boa aparência, andar bem vestidos para serem bem vistos. Todos esses requisitos são importantes, mas depende muito da posição de cada empresa, de um modo geral, cada vez mais as empresas contratam profissionais capacitados e que geralmente são conhecedores de todas as áreas, mas em determinada área deve dominar com o seu conhecimento. Um bom profissional qualificado precisa dominar o conhecimento na sua área, isso é o mínimo. No mundo em que vivemos a todo o momento a tecnologia avança mais um degrau e, com isso o mundo vai ficando mais competitivo, e isso acaba que cada vez mais os candidatos a grandes vagas estejam preparados.
O que as empresas consideram importante?
As empresas consideram mais importante um candidato experiente, profissional, competente, ágil,
bem apresentado, simpático, eficiente e com estratégias, que saiba lidar não só com seus problemas profissionais mas com seus problemas pessoais também. É bom sempre lembrar que nunca devemos levar nossos problemas para o emprego além de nunca ficar se lamentando para seu patrão. Mas lembre-se que nunca é errado falar sobre sua família, seus superiores acham que é muito importante saber do ambiente familiar dos seus subalternos.
Não tenho experiência, o que posso fazer?
Não ter experiência será a ultima preocupação que você deverá ter, apesar de ser o primeiro requisito das empresas. Existem atualmente inúmeros programas que ajudam as pessoas a possuir experiências: as escolas técnicas, O programa "Menor Aprendiz", estágios, entre outras oportunidades, o que devemos fazer é saber aproveita-las e o mais importante correr atrás delas. Arranjar um emprego não é fácil, mas busque, corra atrás dele, se inscreva em cursinhos, existem escolas técnicas que oferecem cursos gratuitos, participe de palestras, se inscreva nos programas oferecidos pela sua cidade, faça acontecer!
Vamos falar hoje de redes socais, as vezes me penso como os pensamentos sobre elas evoluiram. Antigamente pesava-se que redes sociais eram apenas para desocupados, para namorar, no início do Orkut não podia nem se falar, porque se seu patrão soubesse você correria um grande risco. Atualmente esse cenário mudou drasticamente, surgiram novas redes e do nada essas "redes sociais" já estão na altura de Ebay e MercadoLivre. Mas como isso se deu? A resposta é que as grandes empresas começaram a apostar na juventude, isso fez com que a internet se tonasse uma grande ferramenta econômica que é hoje.
Redes Sociais nas Empresas
Imagine milhões de potenciais consumidores reunidos em um espaço para a
troca de informações, idéias e conceitos. O seu público alvo em apenas alguns
cliques de distância, e o seu produto sendo anunciado de uma forma instantânea
e efetiva. O resultado que as mídias tradicionais proporcionavam por um alto
custo, as novas mídias online estão superando. E tudo por um custo bem menor.
As redes sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno. Blogs, Orkut,
Facebook, Twitter, Fóruns, E-groups, Instant Messengers, Wikis e sites de
Sharing (YouTube, Flickr) são visitados diariamente por 2/3 da população
global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as redes sociais, e o tempo
gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à média
da internet.
As pessoas buscam as redes sociais para compartilhar suas experiências,
encontrar pessoas e divulgar eventos, promoções etc. Além disso, as empresas
usam de uma forma eficiente e rápida para divulgar sua marca e ainda estreitar
a relação com os clientes.
Um estudo feito em setembro de
2008 pela empresa americana Cone INC. (Business in social media study)
constatou que 93% dos usuários de mídias sociais acreditam que as empresas
deveriam estar nessas redes, e 85% acredita que estas empresas devem não só
estar nas redes sociais, mas também interagir com seus clientes. APetrobrás, a Claro e a IBM
criaram blogs corporativos. A Dell, a Samsung, a Starbucks e a Ford aderiram ao
microblog Twitter para manter os clientes informados de suas novidades.
As empresas utilizam essa estratégia de
marketing para tornar sua marca mais acessível ao cliente, inserindo-a no
dia-a-dia das do seu consumidor, e é claro informá-los de todas as novidades
dos produtos lançados e ofertas. As empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas,
segurança, difamação, inadequação da linguagem, radicalistas, etc.
A tarefa dessa semana é o sobre o mercado de trabalho e suas escolhas, como já é comum já havíamos planejado algo e no meio de tudo isso mudei, finalmente consegui um emprego, ou seja, estou mais feliz que “porco em porcaria”.
Passei por muitos desafios, e para confessar já não tinha certeza se esse ano eu ainda trabalharia, tudo aconteceu muito rápido, quando é para ser, acontece.
Bem, vamos à tarefa:
Mercado de Trabalho
Ser Adolescente
Ter 16, 17,18 anos não é nada fácil, as coisas acontecem muito rapidamente, o corpo muda, o primeiro emprego, a primeira demissão, por dormir demais (quase aconteceu isso hoje), os namoricos, sua família pegando no seu pé, a falta de dinheiro... Espera, não chorem, não cheguei à parte emocionante ainda, e enfim, tudo ajuda para atrapalhar, ainda mais na época da “aborrecência”, época em que qualquer coisa é chata (e é mesmo).
Em minha opinião o mais chato de todos, é escolher uma profissão. Primeiro que toda hora um ou outro pergunta: “O que você quer ser?”, “O que você vai ser quando crescer”daí eu direi “Grande, ora!”. Segundo que há variedades, não desprezando a profissão, mas já passou na minha cabeça ser gari, e até super empresário de uma empresa de sabonetes, haja criatividade.
Pirâmide das Escolhas
Há três escolhas que entram em choque quando o quesito é mercado de trabalho, e há um detalhe, você pode escolher apenas duas:
Difícil né? Pois é, foi-se o sono do meio-dia, e sem mais comentários.
Dificuldades
A adolescência é uma fase muito conturbada, decisões, aprendizado, a sede de ser independência, ou seja,
as coisas vão acontecendo sucessivamente, ainda mais na sociedade consumista em que vivemos. O jovem fica sem escolhas e ingressa no primeiro barco que lhe oferecem, mas o que significa aceitar oportunidades? Devemos abraçar tudo o que aparece, ou devemos pensar do que queremos ou não fazer?
Há muitas perguntas a se esclarecer, mas os adolescentes se vêem presos a apenas aceitar e aproveitar. A escolha da profissão talvez seja o momento mais difícil, pois há muito a se esclarecer, no mercado atual há muitas opções e ai chega à confusão, o jovem se vê preso a um emaranhado de idéias, isso o torna propício a fazer qualquer coisa que seja um pouco mais fácil.
Primeiro Emprego
O primeiro emprego é o ápice, momento em que tudo esta dando certo, você gosta do seu patrão e vice-versa, tudo é primavera, até que chegam os problemas.
Você se vê cansado, com dores, mal come, mal dorme, reclama em casa e quando chega no trabalho é só sorrisos, o pior é quando tem que aturar pessoas indesejáveis (Patrão estou generalizando você é muito legal), lá você é responsável, obediente, caprichoso, ou seja, coisas que sua mãe lhe ensinou em casa você só pratica naquele momento.
Meu Momento
Estou gostando de trabalhar, é um ambiente muito acolhedor, mas é de muita responsabilidade, sou secretário onde trabalho, faço um pouco de tudo, estou cansado mais feliz, com prazer de dever cumprido, espero continuar está sendo uma ótima oportunidade.
Queríamos dedicar primeiramente essa postagem para nossos conterrâneos
catarinenses que sofreram muito com as chuvas nesse final de semana, é muito triste ver as coisas que você batalhou muito para
ter serem levados pela água e desmoronamentos de terra. Moro em
Balneário Camboriú e como tal não fomos atingidos, porque nossa
cidade se preparou, senão íamos para o mesmo caminho. Políticas a
parte, não podemos controlar a força da natureza, quando mais
contribuímos para que tragédias como essa aconteçam, estou falando
daquele assunto de preservar o meio ambiente sabe? Que estamos
cansados de ouvir, mas como dissemos só ouvimos. O mais engraçado é
que quando esse tipo de coisa acontece ninguém pensa porque isso
aconteceu, e deveriam, sim é muito triste mas todos nós. Temos culpa
e continuaremos tendo senão tomarmos uma providencia!
Construção de um Edifício
Antes
de escrever essa postagem, já havíamos feito outra, um pouquinho
mas acadêmica, com grandes entrevistas, com grandes empresas, mas aí
me veio a cabeça, quem faz a empresa são seus funcionários, e
resolvi em vez de entrevistar grandes empreendedores porque não
entrevistar quem verdadeiramente dá seu suor para que grandes
edifícios como nossa cidade tem, possam ser construídos.
Etapas:
As
etapas de uma construção vão, desde a aprovação de um projeto,
até a venda do imóvel.
Processo
de Aprovação:
A
aprovação de um projeto de vários órgãos públicos:
- A
Prefeitura que irá aprovar se o projeto se adequam as exigências da
cidade, e se não prejudicará de nenhum modo as pessoas do lugar,
bem como as ruas e o trânsito.
- A
Fatma (Fundação do Meio Ambiente), classificará se a obra não prejudica o bem estar ambiental
da cidade, essa etapa é uma das que mais proíbe a construção de
grandes obras.
- O
Corpo de Bombeiros, por sua vez, analisará se o projeto segue as
normas de segurança vigentes, além de fiscalizar a obra durante sua
construção.
Após
a aprovação de um projeto é feito o orçamento para a construção:
- No
caso de empreendedoras que não são autossuficientes, ou seja, não
possuem todo o capital para a construção, será aberta uma
licitação para se adquirir investidores ou financiamentos
bancários. Logo após será feito o contrato com alguns compradores.
Etapas
de Construção:
-1ª
É feita a compra do terreno onde será feita sua limpeza e o
nivelamento.
-2ª
Começam os serviços preliminares para o funcionamento do canteiro
de obras, onde se iniciam os cortes e aterros necessários, a
terraplanagem através de máquinas e equipamentos dimensionados pelo
volume da obra, a fossa séptica e poço absorvente quando
necessário.
Com
essa parte pronta, são postas as estacas. A Fundação serve
para apoiar o edifício no terreno, pode ser feita por firmas
especializadas em sondagens de solos. O Baldrame é feito de
blocos ou de concreto estrutural. A impermeabilização deve ser
feita por profissionais treinados em aplicação de manta asfáltica
e outros impermeabilizantes. A elevação das alvenarias pode ser
executada com diversos materiais como tijolos comuns, blocos
cerâmicos ou blocos de concreto, deve ser executado sempre com
vergas e contra vergas nos vãos de portas e janelas. Para
chumbar as esquadrias de portas e janelas deve ser utilizado uma
argamassa bem forte de cimento e areia. As lajes podem ser
pré-moldadas, treliça das ou maciças. A montagem das vigotas devem
ser apoiadas pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem
ser encaixadas sobre as vigotas e, da primeira à ultima carreira de
lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração. Depois
de feita as lajes, é então feito o escoramento e a cobertura. As
tubulações devem ser feita tanto para água fria, água quente,
elétrica e esgotos com materiais de qualidade. As tubulações de
água quente devem ser isoladas, para evitar perda desnecessária de
água. O revestimento de paredes e lajes internas é feito por
gesso liso, que é aplicado sobre o emboço (massa grossa) de cimento
e areia, porém existem vários outros tipos a serem utilizados. No
banheiro é feito a impermeabilização das paredes para não haver
infiltração. O piso tem que ser executado em 3 fases, a
primeira é o contra piso, executado nos ambientes térreos, após o
acerto e compactação do terreno é lançada uma camada de concreto,
que também pode ser armado, nesta fase será obrigado a ter cuidado
a definir precisamente o nível de cada ambiente, esta fase é
executada nos ambientes que irão receber piso cerâmico ou piso de
madeira, o contra piso ou laje recebe uma camada de argamassa de
cimento e areia nivelada, ou com as inclinações para ralos, no caso
de pisos de madeiras de ambiente térreos, e pisos de banheiros de
pavimentos superiores deve ser impermeabilizados também. Após isso
é feito a colocação do piso. Os acabamentos são diversos, a
instalação de louças e metais é feita por um profissional
especializado, pois requer atenção e cuidado. A fiação deve
ser executada sempre com materiais que atendam as normas técnicas da
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). E por ultimo
as pinturas internas e externas que vão do gosto do profissional ou
da cliente que fez a compra do imóvel.
3ª
Nesta etapa todos os apartamentos estão finalizados, e seu
acabamento, inicia-se então a instalação dos elevadores e escadas
de incêndio, e se o prédio possuir o Refúgio para casos de
Incêndio e o Heli ponto.
Entrevista:
Primeiramente
não vamos divulgar o entrevistado, pela entrevista mostrar a
verdadeira realidade dos trabalhadores da construção civil, nosso
entrevistado trabalha a 22 anos nesse ramo e sabe muito bem como a
burocracia, a política e o mundo dos ricos empreendedores funciona.
Vamos as perguntas:
O
que é feito primeiramente na Construção?
R:
Sondagem do terreno, feita a sondagem é calculado as dimensões que
edifício atingirá, desse cálculo é feita a profundidade que as
estacas deverão atingir, logo após é concretado o bloco (popular
sapata) para que possa ser feita a construção dos pés dos pilares.
A princípio uma fundação é isso.
E
depois?
R:
Depois da fundação feita, segue-se a construção do térreo,
garagens, locais diferenciados (lazer, academias, salão de festa) e
logo após dos apartamentos e acima os apartamentos diferenciados, os
refúgios, caixas d'água e Heli ponto.
Qual
é o maior problema enfrentado pelos trabalhadores?
R:
O risco de queda, os próprios acidentes da profissão, mais o maior
deles é questão dos equipamentos EPI's (Equipamentos de Prevenção
Interna) que muitas vezes não são fornecidos e se são, muitos
funcionários não o utilizam.
E
a burocracia?
R:
Se está se referindo aos órgão de fiscalização, como a Fatma,
Prefeitura e Corpo de Bombeiros, se você tem capital você
facilmente os compra, mas temos que ter em mente que nem todos os
trabalhadores desses órgãos são corruptos, há muitas pessoas que
fazem um trabalho sério e zelam verdadeiramente pelo nosso bem
estar.
O
que você acha que acontecerá com nossa cidade om todos estes
prédios?
R:
O Caos é iminente, o poder público não corresponde as expectativas
da população, como se os turistas estivessem em primeiro lugar,
pois quando aumente a quantidade de pessoas a quantidade de veículos
é absurda.
Segundo o Novo Dicionário da Lingua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Indústria é a “conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e consumo”.
Até a Revolução Industrial os bens necessários a população eram feitos através de artesãos ou manufaturas. Desde o surgimento da máquina a vapor, o fenômeno industrial continua, mas distribuído de forma desigual no planeta. No Interior do Brasil, por exemplo, muita gente nunca viu uma fábrica, embora consuma produtos feitos por ela.
O Brasil é uma país emergente, ou seja, é industrializado mas ainda possui muitas desigualdades sociais para ser considerado de primeiro mundo, mas isto não quer dizer que o Brasil todo é desigual. Santa Catarina destaca-se como um dos melhores indicadores sociais do país, devendo muito pouco ou quase nada para nações de primeiro mundo.
Santa Catarina é uns dos estados com mais diversificações de segmentos industriais pois concentra muitos tipos deles.
Segmentos Industriais de Santa Catarina
Indústria Mecânica
Caracteriza-se pela produção de máquinas para o desempenho de tarefas que substituam o homem, ligadas a todo o ramo da economia.
A Indústria Mecânica em Santa Catarina é mais desenvolvida no Polo Industrial de Joinville,Lages e Blumenau. Representa grande importância para a Economia desse local, sendo responsável por grande parte do mercado dessas regiões, sendo que em Lages esta uma das maiores indústrias mecânicas do mundo a WEG Motores.
Indústria Metalúrgica
Caracteriza-se pela transformação de metais em produtos adequados ao uso.
A Indústria Metalúrgica Catarinense é mais desenvolvida na região de Joinville e Lages, podendo destacar Joinville o segundo maior centro metalúrgico do país, perdendo apenas para São Paulo e empatando com o estado inteiro de Minas Gerais. Podemos destacar a WEG, Embraco e a Tupy ambas no Estado.
Indústria de Construção Civil
Uma das industrias que mais vem crescendo no estado, caracterizada sempre por esplendidas obras arquitetônicas e de engenharia, a construção civil abrange outras áreas como a produção de materiais de construção, a metalúrgica e outros segmentos da industria.
Destacam-se no estado as cidade de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, entre outras. Dentre estas a cidade que mais vem crescendo atualmente é Balneário Camboriú, que além de ser uma cidade jovem é um grande Polo Hoteleiro e de Turismo.
Industria Oleira
Caracteriza-se pela produção de objetos e instrumentos, além de revestimentos de cerâmica.
O sul de Santa Catarina possui o maior Polo de cerâmica para revestimento do país, colocando-se como a maior concentração de Olarias do Brasil.
Industria do Papel
Caracteriza-se a transformação de celulose (produto processado da madeira) não só em papel, mas em papelão e derivados do papel como livros, cadernos e etc.
A indústria do Papel não é muito domiciliar em Santa Catarina, pois é destinada para o próprio uso em outros segmentos da Indústria, em embalagens, ou em fardos para transporte.
Indústria Vinícola
Caracteriza-se pela produção de vinho em escala maciça, ou seja, em grande quantidade, diferente da produção artesanal, aonde a qualidade será em primeiro lugar.
A produção de vinho Catarinense não é tão intensa como na serra gaúcha, mas vem crescendo no sul e na serra de Santa Catarina onde o clima é mais propício para o cultivo da uva.
Indústria do Couro
Caracteriza-se pela curtição da pele de animais, para a produção de vestuário e objetos em geral para o uso humano.
Em Santa Catarina a produção de couro e seus derivados é muito espalhada, ou seja, não está apenas em uma região em especial. Não é também uma indústria muito ampla, mas nas cidades aonde se encontra é de grande importância para a economia local.
Indústria Alimentícia
É a parte da indústria que mais possui subsegmentos, ou seja, engloba toda a parte alimentícia desde os ingredientes até sua comercialização. Sendo que a Brasil Foods, a maior industria alimentícia do Brasil é catarinense. Os subsegmentos que fazem parte desta indústria são:
Indústria Frigorífica
Engloba desde de a retirada de animais da Pecuária ate sua comercialização. O segmento dos frigoríficos é o mais importante para Santa Catarina na questão alimentícia. Segundo dados o estado é o maior produtor e exportador deste gênero alimentício.
Agroindústria
Segundo Lauschner (1995) agroindústria pode ser definida de dois modos:
Sentido Amplo: “É a unidade produtiva que transforma o produto agropecuário natural ou manufaturado para a utilização intermediaria ou final”.Sentido Restrito: “É unidade produtiva que transforma para a utilização intermediária ou final o produto agropecuário e seus subprodutos não manufaturados, com aquisição direta do produtor rural de um mínimo de 25% do valor total dos insumos utilizados.
Em Santa Catarina as regiões que mais se destacam na agroindústria são o Meio-oeste e o Oste onde a população rural é mais efetiva, sendo o Estado um importante indicador econômico no segmento de transformação de alimentos.
Industria de Laticínios
Fazem parte deste segmento a produção de leite e seus derivados, a jornada da produção inicia-se desde a retirada do produtor rural, a análise microbiológica, a pasteurização e transformação em outros produtos. A ilusão que se cria é que o leite só se origina do gado leiteiro, mas há outros produtores como a cabra, a ovelha, o búfalo e alguns locais o iaque, a égua e a camela.
Em Santa Catarina a produção de leite é uma das principais formas de renda dos agricultores.
Em todo o Estado a produção é intensificada mas a Região Oeste é a que mais se destaca.
Indústria de Bebidas
Indústria de bebidas é o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, bebidas ou ingredientes para a preparação de bebidas. (Citação Wikipédia)
A indústria de Bebidas em Santa Catarina é muito diversificada, pois não concentra-se em um produto específico, e nem em um local específico, normalmente a industria que produz cerveja, por exemplo produz outros produtos como refrigerantes ou sucos.
Industria Eletroeletrônica
Produtora de mercadorias, a indústria eletroeletrônica é muito diferenciada, porque possui produtos antigos ainda utilizados até a mais alta tecnologia vigente atualmente. È o segmento da indústria mais “atualizado”, ou seja, sempre surgem novos produtos para substituir ou aperfeiçoar os antigos. Caracteriza-se pela produção de produtos como: refrigeradores, máquinas de lavar, televisores, computadores, celulares, e os mais variados produtos para uso pessoal, domiciliar e industrial.
O pólo eletroeletrônico em Santa Catarina localiza-se principalmente na região de Joinville (Cônsul e Brastemp) e Blumenau, contribuindo para que o Estado venha se tornar futuramente um grande centro tecnológico.
Dentro da Indústria Eletroeletrônica se destaca outro segmento:
Industria de Software
Está ligada ao desenvolvimento e programação de sistemas e programas para o uso da tecnologia, em máquinas automatizadas de uso industrial ou não.
O pólo industrial desta categoria se localiza principalmente em Blumenau.
Indústria Têxtil
A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, têxteis domésticos (roupa de cama e mesa) ou em artigos para aplicações técnicas (geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.) (Citação Wikipédia) Dentro da Indústria Têxtil destacam-se: indústria de Malhas, Indústria Calçadista, etc.
Em Santa Catarina o maior pólo têxtil é a região de Blumenau e Brusque, famosas pelo seu baixo preço, é um dos maiores destinos dos sacoleiros do Estado.
Indústria do Vidro
Caracteriza-se pela produção não só de vidro, mas de cristais, espelhos, vidraças, recipiente, entre outros.
A indústria do Vidro não é muito intensificada em Santa Catarina, a não ser na produção de cristais onde o Estado é líder.
Indústria Extrativista
O extrativismo é todo o ato de coleta de materiais da natureza, seja ele mineral, animal ou vegetal, a Indústria Extrativista entra em contexto na transformação destes materiais em produtos.
A Pecuária e a Indústria Frigorífica não podem ser consideradas segmentos do Extrativismo ou sua Indústria, porque é através da atividade humana que elas fabricam seus produtos. Em relação ao extrativismo Vegetal podemos destacar uma única Indústria:
Indústria Madeireira
Caracteriza-se pelo processamento e transformação da madeira em bens de produção ou bens de consumo, para a indústria moveleira, celulótica (papel e papelão) ou de materiais de construção.
A Industria da Madeira no quesito processamento e transformação é muito forte na Serra e Norte Catarinense, em algumas cidades dessas regiões é a maior contribuição para a Indústria local.
Dentro desta indústria está:
Industria Moveleira
Caracteriza-se não apenas pela transformação de madeira em móveis, mas também o uso do metal, pode ser de pequena escala, com móveis sob medida ou em série (grande escala).
É uma Indústria que vem crescendo muito em Santa Catarina devido a grande produção e importação de madeira, entre seus grandes produtores destacam-se a região de Lages, grande centro madeireiro e o Norte deste estado.
A Indústria de Móveis vem crescendo muito no quesito tecnologia, devido a grande procura de móveis sob medida e de novos designers.
Construção Civil
Em Santa Catarina vários setores se destacam, mas o que vem ficado em evidência timidamente é a Construção Civil, principalmente nas cidades turísticas, Florianópolis, Balneário Camboriú, entre outras. Os grandes investimentos da construção civil não se restringem apenas a edifícios, mas grandes obras de infraestrutura.
Porque escolhemos a Construção Civil?
Moramos em Balneário Camboriú, uma cidade turística, hoteleira, dentre outros segmentos, podíamos muito bem falar de um desses e não deixaríamos nada a perder.
Dando uma caminhada no centro da cidade é obviamente visto prédios enormes, de entortar a cabeça se olharmos para cima, afinal teremos o 3º maior prédio do Brasil, e então pensamos, se para esquina que olharmos vemos uma corretora de imóveis, o que abastece este mercado? Uma coisa engraçada que aconteceu, foi tínhamos feitos o especial para Turismo, e apesar dessa passagem iríamos continuar com ele, mas chegando na escola o que percebemos? Do lado da nossa escola a um desses gigantes da construção civil, com certeza o turismo e a rede hoteleira mas sem dúvidas os gigantes estão em mais evidência em nossa cidade.