terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tema 04



Tema 04

Olá!
Vamos falar hoje de redes socais, as vezes me penso como os pensamentos sobre elas evoluiram. Antigamente pesava-se que redes sociais eram apenas para desocupados, para namorar, no início do Orkut não podia nem se falar, porque se seu patrão soubesse você correria um grande risco. Atualmente esse cenário mudou drasticamente, surgiram novas redes e do nada essas "redes sociais" já estão na altura de Ebay e MercadoLivre. Mas como isso se deu? A resposta é que as grandes empresas começaram a apostar na juventude, isso fez com que a internet se tonasse uma grande ferramenta econômica que é hoje.

Redes Sociais nas Empresas

Imagine milhões de potenciais consumidores reunidos em um espaço para a troca de informações, idéias e conceitos. O seu público alvo em apenas alguns cliques de distância, e o seu produto sendo anunciado de uma forma instantânea e efetiva. O resultado que as mídias tradicionais proporcionavam por um alto custo, as novas mídias online estão superando. E tudo por um custo bem menor.  



As redes sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno. Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, Fóruns, E-groups, Instant Messengers, Wikis e sites de Sharing (YouTube, Flickr) são visitados diariamente por 2/3 da população global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as redes sociais, e o tempo gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à média da internet.

As pessoas buscam as redes sociais para compartilhar suas experiências, encontrar pessoas e divulgar eventos, promoções etc. Além disso, as empresas usam de uma forma eficiente e rápida para divulgar sua marca e ainda estreitar a relação com os clientes.


Um estudo feito em setembro de 2008 pela empresa americana Cone INC. (Business in social media study) constatou que 93% dos usuários de mídias sociais acreditam que as empresas deveriam estar nessas redes, e 85% acredita que estas empresas devem não só estar nas redes sociais, mas também interagir com seus clientes. A Petrobrás, a Claro e a IBM criaram blogs corporativos. A Dell, a Samsung, a Starbucks e a Ford aderiram ao microblog Twitter para manter os clientes informados de suas novidades.


As empresas utilizam essa estratégia de marketing para tornar sua marca mais acessível ao cliente, inserindo-a no dia-a-dia das do seu consumidor, e é claro informá-los de todas as novidades dos produtos lançados e ofertas.
As empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação, inadequação da linguagem, radicalistas, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário