Olá!
Queríamos dedicar primeiramente essa postagem para nossos conterrâneos
catarinenses que sofreram muito com as chuvas nesse final de semana, é muito triste ver as coisas que você batalhou muito para
ter serem levados pela água e desmoronamentos de terra. Moro em
Balneário Camboriú e como tal não fomos atingidos, porque nossa
cidade se preparou, senão íamos para o mesmo caminho. Políticas a
parte, não podemos controlar a força da natureza, quando mais
contribuímos para que tragédias como essa aconteçam, estou falando
daquele assunto de preservar o meio ambiente sabe? Que estamos
cansados de ouvir, mas como dissemos só ouvimos. O mais engraçado é
que quando esse tipo de coisa acontece ninguém pensa porque isso
aconteceu, e deveriam, sim é muito triste mas todos nós. Temos culpa
e continuaremos tendo senão tomarmos uma providencia!
Construção de um Edifício
Antes
de escrever essa postagem, já havíamos feito outra, um pouquinho
mas acadêmica, com grandes entrevistas, com grandes empresas, mas aí
me veio a cabeça, quem faz a empresa são seus funcionários, e
resolvi em vez de entrevistar grandes empreendedores porque não
entrevistar quem verdadeiramente dá seu suor para que grandes
edifícios como nossa cidade tem, possam ser construídos.
Etapas:
As
etapas de uma construção vão, desde a aprovação de um projeto,
até a venda do imóvel.
Processo
de Aprovação:
A
aprovação de um projeto de vários órgãos públicos:
- A
Prefeitura que irá aprovar se o projeto se adequam as exigências da
cidade, e se não prejudicará de nenhum modo as pessoas do lugar,
bem como as ruas e o trânsito.
- A
Fatma (Fundação do Meio Ambiente), classificará se a obra não prejudica o bem estar ambiental
da cidade, essa etapa é uma das que mais proíbe a construção de
grandes obras.
- O
Corpo de Bombeiros, por sua vez, analisará se o projeto segue as
normas de segurança vigentes, além de fiscalizar a obra durante sua
construção.
Após
a aprovação de um projeto é feito o orçamento para a construção:
- No
caso de empreendedoras que não são autossuficientes, ou seja, não
possuem todo o capital para a construção, será aberta uma
licitação para se adquirir investidores ou financiamentos
bancários. Logo após será feito o contrato com alguns compradores.
Etapas
de Construção:
-1ª
É feita a compra do terreno onde será feita sua limpeza e o
nivelamento.
-2ª
Começam os serviços preliminares para o funcionamento do canteiro
de obras, onde se iniciam os cortes e aterros necessários, a
terraplanagem através de máquinas e equipamentos dimensionados pelo
volume da obra, a fossa séptica e poço absorvente quando
necessário.
Com
essa parte pronta, são postas as estacas.
A Fundação serve para apoiar o edifício no terreno, pode ser feita por firmas especializadas em sondagens de solos.
O Baldrame é feito de blocos ou de concreto estrutural.
A impermeabilização deve ser feita por profissionais treinados em aplicação de manta asfáltica e outros impermeabilizantes.
A elevação das alvenarias pode ser executada com diversos materiais como tijolos comuns, blocos cerâmicos ou blocos de concreto, deve ser executado sempre com vergas e contra vergas nos vãos de portas e janelas.
Para chumbar as esquadrias de portas e janelas deve ser utilizado uma argamassa bem forte de cimento e areia.
As lajes podem ser pré-moldadas, treliça das ou maciças. A montagem das vigotas devem ser apoiadas pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas e, da primeira à ultima carreira de lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração. Depois de feita as lajes, é então feito o escoramento e a cobertura.
As tubulações devem ser feita tanto para água fria, água quente, elétrica e esgotos com materiais de qualidade. As tubulações de água quente devem ser isoladas, para evitar perda desnecessária de água.
O revestimento de paredes e lajes internas é feito por gesso liso, que é aplicado sobre o emboço (massa grossa) de cimento e areia, porém existem vários outros tipos a serem utilizados. No banheiro é feito a impermeabilização das paredes para não haver infiltração.
O piso tem que ser executado em 3 fases, a primeira é o contra piso, executado nos ambientes térreos, após o acerto e compactação do terreno é lançada uma camada de concreto, que também pode ser armado, nesta fase será obrigado a ter cuidado a definir precisamente o nível de cada ambiente, esta fase é executada nos ambientes que irão receber piso cerâmico ou piso de madeira, o contra piso ou laje recebe uma camada de argamassa de cimento e areia nivelada, ou com as inclinações para ralos, no caso de pisos de madeiras de ambiente térreos, e pisos de banheiros de pavimentos superiores deve ser impermeabilizados também. Após isso é feito a colocação do piso.
Os acabamentos são diversos, a instalação de louças e metais é feita por um profissional especializado, pois requer atenção e cuidado.
A fiação deve ser executada sempre com materiais que atendam as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
E por ultimo as pinturas internas e externas que vão do gosto do profissional ou da cliente que fez a compra do imóvel.
A Fundação serve para apoiar o edifício no terreno, pode ser feita por firmas especializadas em sondagens de solos.
O Baldrame é feito de blocos ou de concreto estrutural.
A impermeabilização deve ser feita por profissionais treinados em aplicação de manta asfáltica e outros impermeabilizantes.
A elevação das alvenarias pode ser executada com diversos materiais como tijolos comuns, blocos cerâmicos ou blocos de concreto, deve ser executado sempre com vergas e contra vergas nos vãos de portas e janelas.
Para chumbar as esquadrias de portas e janelas deve ser utilizado uma argamassa bem forte de cimento e areia.
As lajes podem ser pré-moldadas, treliça das ou maciças. A montagem das vigotas devem ser apoiadas pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas e, da primeira à ultima carreira de lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração. Depois de feita as lajes, é então feito o escoramento e a cobertura.
As tubulações devem ser feita tanto para água fria, água quente, elétrica e esgotos com materiais de qualidade. As tubulações de água quente devem ser isoladas, para evitar perda desnecessária de água.
O revestimento de paredes e lajes internas é feito por gesso liso, que é aplicado sobre o emboço (massa grossa) de cimento e areia, porém existem vários outros tipos a serem utilizados. No banheiro é feito a impermeabilização das paredes para não haver infiltração.
O piso tem que ser executado em 3 fases, a primeira é o contra piso, executado nos ambientes térreos, após o acerto e compactação do terreno é lançada uma camada de concreto, que também pode ser armado, nesta fase será obrigado a ter cuidado a definir precisamente o nível de cada ambiente, esta fase é executada nos ambientes que irão receber piso cerâmico ou piso de madeira, o contra piso ou laje recebe uma camada de argamassa de cimento e areia nivelada, ou com as inclinações para ralos, no caso de pisos de madeiras de ambiente térreos, e pisos de banheiros de pavimentos superiores deve ser impermeabilizados também. Após isso é feito a colocação do piso.
Os acabamentos são diversos, a instalação de louças e metais é feita por um profissional especializado, pois requer atenção e cuidado.
A fiação deve ser executada sempre com materiais que atendam as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
E por ultimo as pinturas internas e externas que vão do gosto do profissional ou da cliente que fez a compra do imóvel.
3ª
Nesta etapa todos os apartamentos estão finalizados, e seu
acabamento, inicia-se então a instalação dos elevadores e escadas
de incêndio, e se o prédio possuir o Refúgio para casos de
Incêndio e o Heli ponto.
Entrevista:
Primeiramente
não vamos divulgar o entrevistado, pela entrevista mostrar a
verdadeira realidade dos trabalhadores da construção civil, nosso
entrevistado trabalha a 22 anos nesse ramo e sabe muito bem como a
burocracia, a política e o mundo dos ricos empreendedores funciona.
Vamos as perguntas:
O
que é feito primeiramente na Construção?
R:
Sondagem do terreno, feita a sondagem é calculado as dimensões que
edifício atingirá, desse cálculo é feita a profundidade que as
estacas deverão atingir, logo após é concretado o bloco (popular
sapata) para que possa ser feita a construção dos pés dos pilares.
A princípio uma fundação é isso.
E
depois?
R:
Depois da fundação feita, segue-se a construção do térreo,
garagens, locais diferenciados (lazer, academias, salão de festa) e
logo após dos apartamentos e acima os apartamentos diferenciados, os
refúgios, caixas d'água e Heli ponto.
Qual
é o maior problema enfrentado pelos trabalhadores?
R:
O risco de queda, os próprios acidentes da profissão, mais o maior
deles é questão dos equipamentos EPI's (Equipamentos de Prevenção
Interna) que muitas vezes não são fornecidos e se são, muitos
funcionários não o utilizam.
E
a burocracia?
R:
Se está se referindo aos órgão de fiscalização, como a Fatma,
Prefeitura e Corpo de Bombeiros, se você tem capital você
facilmente os compra, mas temos que ter em mente que nem todos os
trabalhadores desses órgãos são corruptos, há muitas pessoas que
fazem um trabalho sério e zelam verdadeiramente pelo nosso bem
estar.
O
que você acha que acontecerá com nossa cidade om todos estes
prédios?
R:
O Caos é iminente, o poder público não corresponde as expectativas
da população, como se os turistas estivessem em primeiro lugar,
pois quando aumente a quantidade de pessoas a quantidade de veículos
é absurda.
Slideshow
de uma Fundação

Nenhum comentário:
Postar um comentário