Ola!
A tarefa dessa semana é o sobre o mercado de trabalho e suas escolhas, como já é comum já havíamos planejado algo e no meio de tudo isso mudei, finalmente consegui um emprego, ou seja, estou mais feliz que “porco em porcaria”.
Passei por muitos desafios, e para confessar já não tinha certeza se esse ano eu ainda trabalharia, tudo aconteceu muito rápido, quando é para ser, acontece.
Bem, vamos à tarefa:
Mercado de Trabalho
Ser Adolescente
Ter 16, 17,18 anos não é nada fácil, as coisas acontecem muito rapidamente, o corpo muda, o primeiro emprego, a primeira demissão, por dormir demais (quase aconteceu isso hoje), os namoricos, sua família pegando no seu pé, a falta de dinheiro... Espera, não chorem, não cheguei à parte emocionante ainda, e enfim, tudo ajuda para atrapalhar, ainda mais na época da “aborrecência”, época em que qualquer coisa é chata (e é mesmo).
Em minha opinião o mais chato de todos, é escolher uma profissão. Primeiro que toda hora um ou outro pergunta: “O que você quer ser?”, “O que você vai ser quando crescer”daí eu direi “Grande, ora!”. Segundo que há variedades, não desprezando a profissão, mas já passou na minha cabeça ser gari, e até super empresário de uma empresa de sabonetes, haja criatividade.
Pirâmide das Escolhas
Há três escolhas que entram em choque quando o quesito é mercado de trabalho, e há um detalhe, você pode escolher apenas duas:
Difícil né? Pois é, foi-se o sono do meio-dia, e sem mais comentários.
Dificuldades
A adolescência é uma fase muito conturbada, decisões, aprendizado, a sede de ser independência, ou seja,
as coisas vão acontecendo sucessivamente, ainda mais na sociedade consumista em que vivemos. O jovem fica sem escolhas e ingressa no primeiro barco que lhe oferecem, mas o que significa aceitar oportunidades? Devemos abraçar tudo o que aparece, ou devemos pensar do que queremos ou não fazer?
Há muitas perguntas a se esclarecer, mas os adolescentes se vêem presos a apenas aceitar e aproveitar. A escolha da profissão talvez seja o momento mais difícil, pois há muito a se esclarecer, no mercado atual há muitas opções e ai chega à confusão, o jovem se vê preso a um emaranhado de idéias, isso o torna propício a fazer qualquer coisa que seja um pouco mais fácil.
Primeiro Emprego
O primeiro emprego é o ápice, momento em que tudo esta dando certo, você gosta do seu patrão e vice-versa, tudo é primavera, até que chegam os problemas.
Você se vê cansado, com dores, mal come, mal dorme, reclama em casa e quando chega no trabalho é só sorrisos, o pior é quando tem que aturar pessoas indesejáveis (Patrão estou generalizando você é muito legal), lá você é responsável, obediente, caprichoso, ou seja, coisas que sua mãe lhe ensinou em casa você só pratica naquele momento.
Meu Momento
Estou gostando de trabalhar, é um ambiente muito acolhedor, mas é de muita responsabilidade, sou secretário onde trabalho, faço um pouco de tudo, estou cansado mais feliz, com prazer de dever cumprido, espero continuar está sendo uma ótima oportunidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário